sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Outra

"Um país que precisa de um salvador
não merece ser salvo."
(Millôr Fernandes)

A Pátria não se importa de ser "a outra" de José Mourinho. Ele é o homem da sua vida, e ele há tão poucos... Arrostará com todas as condições, todas as esperas em silêncio, todas as intermitências. Estará sempre aqui, por vezes contentando-se com um telefonema apressado entre dois jantares com a legítima: "Sim, também te amo. O guarda-redes que vá fazendo uns exercícios."
Sem ele, a Pátria sentir-se-á perdida, não há quem se lhe compare. Com ele, nem que seja por umas horas, sentir-se-á segura, triunfante, realizada. Venha quem vier. Por isso faz a estrada de Madrid, descalça e desgrenhada, e sobe a Castellana para se pôr à janela do amado. Fará o que for preciso para o ter. Mendigará uma palavra, uma atenção, uma lembrança, como se de pérolas se tratasse. E espera assim conquistar o mundo. O amor vence tudo.

O Homem virá, talvez, numa manhã de nevoeiro, apressadamente, para dar a táctica. Acaba sempre tudo na mesma em Portugal. Tudo isto é tão ridículo e indecoroso que só espero que não se saiba lá fora.

PS - A legítima é que parece não estar lá muito pelos ajustes. Felizmente - a bem da decência. Mas seja o que for que aconteça, já ninguém apaga o desconchavo.

5 comentários:

  1. já que aqui é "a outra", que tal trocar a legitima pela não-original? voces já experimentaram uma vez e se deram bem, quem sabe se com um anão....

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Nilza: por erro, eliminei o seu comentário anterior. Mas ainda consegui recuperar o texto, que era este:

    "Legitimo = portugues
    não-original = brasileiro
    experiência anterior = Scolari
    anão = Dunga
    Terapia da ironia."

    Resposta minha:
    É que neste caso a legítima é o Real Madrid, a quem Portugal queria pedir emprestado o Mourinho para treinar a selecção por dois jogos. E não me lembrava que o Dunga era anão...
    (De Brasil e Portugal pode dizer-se o que Oscar Wilde dizia de Inglaterra e EUA: dois povos separados por uma língua comum.)

    ResponderEliminar
  4. Mas me referi a nacionalidade do José Mourinho, por isso que disse legitimo, um portugues para a seleção portuguesa.
    Anão sem a Branca de Neve.
    Sempre digo que tenho muito receio em comentar blogs portugueses, dada a dubiedade da nossa lingua, tenho muito medo de ser mal interpretada ou ser inconveniente involuntariamente.
    O senhor sabe, palavra dita, no caso escrita, não volta atrás...

    ResponderEliminar